Wednesday 16 July 2014

Muffins tipo doughnut de canela com recheio de Nutella

Olá, Olá!


Esta semana a casa é minha! Estou a redescobrir os prazeres de estar sozinha em casa, pois o maridão está na Suécia num torneio de futebol com a equipa do clube! Achava que isto ia ser um bicho de sete cabeças, e que à noite me ia dar para a choradeira total, mas pelos vistos até estou a gostar! Já não me lembrava da sensação de ficar acordada até às horas que me apetece, de ser a dona incontestável do comando de televisão, de comer quando e o que me apetece, de cozinhar às 2 da manhã, se me apetecer, enfim, de todas estas pequenas coisas que quando somos solteiros fazem parte da nossa vida, mas que a partir do momento em que partilhamos uma vida, acabamos por adaptar e tentamos chegar a um meio termo que deixe todos minimamente satisfeitos.

Por outro lado, estou sem o cartão da máquina (encomendei um novo) e por isso não posso fazer os meus vídeos de culinária. O facto é que em relação aos vídeos, tenho a plena consciência que não tenho grande jeito para a coisa - estou com esperança de desenvolver o jeito, eheh! Contudo, sei que é mais fácil seguir receitas se além do registo escrito, houver um registo audio-visual, pois passa uma confiança extra a quem estiver a experimentar as receitas... Perdoem-me desde já pela minha falta de jeito, mas prometo tentar fazer sempre melhor de futuro, assim que chegue o novo cartão de memória.

Hoje, e porque vocês merecem, se tiverem experimentado (algumas d)as minhas sugestões do Instagram para refeições saudáveis - de vez em quando, como ontem, apetece-me prevaricar - deixo-vos uma das minhas receitas (calóricas) de mais sucesso: os muffins tipo "doughnut" de canela com recheio de Nutella! Na verdade, a receita não é, de todo, minha, mas eu apoderei-me dela - com uma adaptação na execução -, porque faz um sucesso gigantesco sempre que a faço! Retirei esta preciosidade do livro "Sally's Baking Addiction", um livro que me deixou doida, e que pré-encomendei no amazon.co.uk ainda antes de sair.

O melhor de tudo: esta receita é super fácil de fazer, e à excepção de um ingrediente que é mais carote e difícil de encontrar (mas eu dou-vos uma sugestão mais barata para o substituir), todos os ingredientes devem estar a descansar relaxados na prateleira da vossa despensa neste momento. Toca a pegar na vossa forma de muffins e tirar o pó à colher de pau! Em 45 minutos poderão estar a trincar um muffin e a lambuzar-se de Nutella, basta para isso pôr mãos à obra!



Muffins de canela com recheio de Nutella
(faz 8)

Ingredientes:

MUFFINS
75g de manteiga à temperatura ambiente;
100g de açúcar granulado;
1 ovo;
1 colher de chá de extracto de baunilha (de qualidade);
120ml de leite;
190g de farinha integral branca* (ou metade de farinha branca e metade de farinha integral);
1 1/2 colher de chá de fermento;
1/2 colher de chá de canela;
1/2 colher de chá de noz moscada (opcional);
1/2 colher de chá de sal;
8 colheres de chá de Nutella.

* Esta farinha é uma espécie de farinha integral que cá em Londres é difícil de encontrar. Imagino que em Portugal seja ainda pior. No entanto, é super saudável e tem um sabor mais agradável que a farinha integral normal. A diferença, além disso, é que esta provém de um tipo de trigo mais claro; enquanto a farinha integral normal vem de um tipo de trigo de cor avermelhada. A minha comprei-a no amazon.co.uk. Deixo-vos aqui o link. Pelo que percebi, fazem entregas internacionais. No entanto, a outra alternativa que vos dei na lista de ingredientes também fica muito boa, se não quiserem estar com este trabalho todo.

TOPPING DE CANELA E AÇÚCAR
3 colheres de chá de manteiga (usei Flora Light para não abusar da gordura);
50g de açúcar granulado;
2 colheres de chá de canela.


Preparação:

Pré-aquece o forno a 220ºC e pincela a forma de muffins com manteiga derretida (também podes usar aquelas sprays non-stick que há à venda nos supermercados). Em alternativa, também podes forrar a forma de muffins com 8 forminhas de papel - apesar de nestes muffins em específico eu não achar que fique tão engraçado, porque a ideia é eles ficarem parecidos com "doughuts". 

Bate à mão o açúcar com a manteiga até que fique em creme. Ao contrário do aconselhado no livro, não sou apologista de fazer muffins com batedeira, porque acho que a consistência passa a ser de bolo de chá ou de "cupcake", que não é a consistência correcta de um "muffin". O muffin não é seco, é húmido e hidratado e batendo com a batedeira, a tendência é sempre bater e misturar de mais, daí que aconselhe a fazeres toda a receita à mão. Em seguida, mistura de uma vez o ovo, a baunilha e o leite, e mexe até os ingredientes estarem combinados. Adiciona agora, envolvendo, e sem mexer demais a farinha, o fermento, a canela, noz moscada e sal.

Coloca uma colher de sopa de massa no fundo de cada um dos 8 orifícios da forma de muffins. Em cima disso, coloca uma colher de chá de Nutella (eu coloco pouca, porque acho que fica enjoativo, mas faz como preferires), e cobre com a restante massa.

Leva ao forno, e após 5 minutos baixa a temperatura para 180ºC. Deixa cozer mais 13/16 minutos, ou até que a massa esteja cozida (nota-se facilmente pelo aspecto deles). Não adianta espetar um palito, porque vai sair molhado da Nutella. Deixa arrefecer em cima de uma grelha de arrefecimento (se tiveres) e desenforma.

Quando estiverem frios, derrete a manteiga e margarina do "topping" numa tigela e noutro prato mistura bem o açúcar e a canela. Mergulha o topo dos muffins na manteiga derretida e em seguida passa o topo dos muffins na mistura de açúcar e canela, cobrindo-os. 

E já está, estão prontos a trincar!


Acompanhem-me também no
Beijinhos,

A Menina dos Óculos



No comments:

Post a Comment

Leave a bubbly comment!